Consepro-BG articula reforço na segurança pública diante de dados alarmantes



Números do Atlas da Violência 2019 apontam Bento Gonçalves na 9ª posição entre os municípios mais violentos do RS

A divulgação do levantamento sobre a violência no Brasil – lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – ligou o sinal de alerta vermelho para Bento Gonçalves: segundo o Atlas da Violência 2019, o município ocupa a 9ª posição no Estado dentre as cidades com maior quantidade de homicídios registrados – sendo o mais violento da Serra no comparativo per capita. No total, foram 39 assassinatos para uma população de pouco mais de 115 mil habitantes – o que significa uma taxa de 33,9 mortes a cada 100 mil pessoas. 
Diante de tamanha apreensão, o Conselho Municipal de Segurança Pública articula ações junto aos poderes públicos estadual e municipal que visem assegurar maior eficiência no combate à violência bento-gonçalvense. Ao governador do Estado, Eduardo Leite, o Consepro reivindicou o acréscimo de efetivo policial com os novos soldados que estão sendo formados pela Brigada Militar do RS – a fim de fortalecer as forças combativas e reverter o grave quadro que acomete a segurança da cidade.
Já ao lado da Prefeitura de Bento Gonçalves, a fundação capta apoio para a ampliação do projeto de cobertura eletrônica do município – medida que trará diminuição de ocorrências, otimização de tempo para os brigadianos e economia com diligências desnecessárias. Até o momento, são 30 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade e a instalação do Centro Integrado de Operações, que acompanha a movimentação.
Apresar do enorme esforço feito pelo conselho em captar fundos junto a empresas, entidades e comunidade, a necessidade da parceria e do auxílio do setor público se torna eminente com a revelação dos dados. “Diante da crise que ainda afeta uma parcela considerável de nossas organizações, estamos encontrando dificuldades para angariar recursos e dar continuidade aos projetos que fortaleçam a nossa segurança. Os números são alarmantes e requerem uma posição enfática e assertiva por parte das autoridades públicas. Tal cenário é inadmissível e insustentável em uma cidade de fortes vocações industriais e turísticas como é o caso de Bento Gonçalves”, reforça o presidente do Consepro-BG, José Carlos Zortea.

Ações em prol da segurança
O Conspepro de Bento Gonçalves articulou valiosas alianças e iniciativas que prospectam dias melhores no panorama municipal. Com o apoio de diversas entidades locais (CIC-BG, MOVERGS, SINDIMOVEIS, SIMMME, SEGH, ASCON, APROVALE, ASCORI, SEC-BG, SINDIBENTO, SINDILOJAS e CDL-BG, entre outros parceiros), bem como do empresariado local, o Conselho colaborou com o custeio das refeições, forneceu equipamentos, móveis, eletrodomésticos e a estrutura que abrigou os soldados em seu período de formação, por exemplo.
Compartilhando a preocupação e os esforços com relação à seguridade, o Consepro investiu mais de R$ 1 milhão em ações nessa área nos últimos dois anos, e continua seu trabalho de sensibilização e mobilização da comunidade para que a população seja, também, uma aliada na luta por mais segurança pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Tacchini realiza doação de computadores ao Consepro

Novas câmeras de monitoramento são instaladas em Bento Gonçalves e região